1Usina Serra Grande – USGA

 

Fundada em 1894, no engenho Serra Grande pelo Coronel Carlos Benigno Pereira de Lyra, é marco maior da economia municipal lajense.

Hoje o seu proprietário é o Dr. Luiz Antônio de Andrade Bezerra, que desenvolveu consideravelmente o parque industrial da Usina Serra Grande, tornando-se uma das maiores produtoras de açúcar do Estado de Alagoas.

No mesmo pátio industrial, encontra-se a Destilaria Serra Grande, que fabrica o álcool.
Este parque industrial conta com varias ruas, cujos nomes foram dados pelo povo, sempre aproveitando motivos locais tais como: Rua da Areia, Rua da Estação, Rua da Pitomba, Rua do Cajá, Rua dos Carreiros, Rua da Pedreira, Rua Santo Antônio, etc, e ainda com Hospital de Pronto Socorro Dona Severina Lyra, Farmácia, Supermercado, Escolas, Creches, Capela Nossa Senhora de Lourdes, Museu, Bar, Clube “CEOS”, Posto Médico, Delegacia, Cartório de Serviço Registral, Hotel, Posto de Gasolina

A Usina Serra Grande é detentora de mais de 90% das terras do município de São José da Laje. Sendo sua maioria para o plantio da cana-de-açúcar, uma boa parte de pastagem para o gado e o restante é de reserva ecológica.

Áreas de reserva

Nas áreas de reserva ecológica cultiva eucaliptos, sabiás, arueiras, e outras espécies nativas. Na fauna mantém a criação de capivara, queichadas, peixes, mutum, ave em extinção, entre outros. Tendo recebido por inúmeras títulos de reconhecimentos do IBAMA e também do Banco Mundial, pela preocupação, atenção e dedicação à preservação da natureza.

   

 

Açudes

Com vasto número de açudes, suas águas são usada para irrigação do plantio da cana, os mais conhecidos são: Capiana, Maria Maior, Espinhos, Camaratuba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here