A origem do povoado de São José da Laje está ligada às primeiras expedições comerciais feitas entre Porto Calvo, Porto de Pedras e outros municípios situados no litoral norte alagoano, além de algumas cidades de Pernambuco como Rio Formoso, Cabo de Santo Agostinho e Serinhaém. Sua expansão, no entanto, deveu-se realmente a motivos religiosos.

a origem do município de são josé da laje

Em 1828, já havia doação feita por José Vicente de Lima e sua esposa Senhoria Angélica de Mendonça, a São José. Eles doaram cem mil réis de terra. O casal era dono de um antigo engenho de açúcar onde mais tarde se instalou a Fazenda Boa Esperança. O contorno de terras doado não eram bem definido, mas citava o Rio Canhoto num ponto onde está hoje a cidade. Em 1876, o povoado era desenvolvido e se chamava Laje do Canhoto.

A Assembléia Provincial o elevou a categoria de Vila, côo o título de São José da Laje. Para a Laje, foi também a sede do município de Imperatriz (hoje União dos Palmares), através da lei 737, de 1876, que terminou não sendo cumprida. Pela resolução 896, de 1886 ficou criado o município de São José da Laje, com os mesmos limites da freguesia, mas judicialmente ligado a União dos Palmares. Só com a constituição de 1935 é que o município teve assegurada a Comarca. A fé e devoção da população faz com que o município tenha programação festiva de sobra para animar os visitantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here