O rio Canhoto tem sua origem na serra do Papagaio, no município de São João, antigo distrito de Garanhuns, em Pernambuco. Naquele estado atravessa os municípios de Angelim e Canhotinho. Em alagoas cortas as terras de São José da Laje, recebe o nome de Rio Canhoto por passar pelo lado esquerdo da cidade, indo juntar-se ao rio Mundaú.

o Rio cANHOTO

Em Pernambuco

Em Pernambuco, o rio Canhoto está situado na Zona do Agreste, com vegetação característica, e é temporário. Já em Alagoas dá-se o contrário: em suas margens, a vegetação é abundante, apesar de bastante desmatadas, é permanente.

Sua extensão, da nascente até o encontro com o Mundaú, é de aproximadamente 80 Km.

 

Os Afluentes

Os afluentes, no lado alagoano são: Cabodé, Pombal, Santo Antonio, Pulas e Gibóia este último foi barrado na altura de Valparaíso e suas águas depois de ser na estação de tratamento beneficiada é consumida pela população lajenses.

 

O Rio Canhoto tornou-se mundialmente conhecido após a catástrofe ocorrida em 14 de março de 1969, onde o alto volume d’água causou a tragédia no município, hoje comparada com o que acontece na índia com as ondas gigantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here